quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Oktoberfest escolhe neste domingo (21) sua primeira Rainha da Terceira Idade



O título de Seniorin da Oktoberfest é disputado por seis candidatas de 63 a 77 anos. A vencedora será conhecida durante o 1º Chá das Soberanas, no dia 21 de agosto, evento inédito reunindo ex-soberanas, antigas diretorias e ex-presidentes da Amifest, entidade promotora da festa de Igrejinha.




Pela primeira vez, a maior festa da cultura alemã da região terá uma rainha da terceira idade. A vencedora receberá o título de Seniorin da Oktoberfest e irá representar uma parcela importante da comunidade. “Esta mulher vivenciou intensamente as tradições germânicas, por isso será uma grande disseminadora da nossa cultura aos mais novos”, descreve o Presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Luiz Fernando Sohne, o Lux. A escolha ocorrerá neste domingo (21) durante o 1º Chá das Soberanas, organizado pela Comissão Eternas Soberanas, criada especialmente para a realização do encontro. O evento reunirá as ex-representantes da festa, os ex-presidentes e as antigas diretorias da Amifest. Toda a comunidade está convidada para participar desta importante festa, que ocorrerá na Sociedade Cultural Recreativa 10 de Novembro. O ingresso custa R$ 12,00 e pode ser adquirido no Parque de Eventos Almiro Grings, no centro de Igrejinha.
Em entrevista, as candidatas destacam o desejo de ser a rainha. Para a Nancy Therezinha Brussius, de 73 anos, esta é a chance de estar mais próxima da festa. “Sou desinibida e estou muito feliz com tudo que a Amifest já me proporcionou. Aprendi muito com as oficinas”, disse Nancy. A candidata Ana Maria Linden, de 63 anos, declara que está muito contente com a oportunidade. “Sempre trabalhei pela nossa festa. Já combinei com meus amigos, neste domingo eles farão uma torcida especial para mim”, destaca. Já a concorrente Alice Feller, de 77 anos, informa que quer divulgar os costumes da região. “Eu quero fazer parte da festa”, anuncia.
Para Iracema Pereira Braga, de 70 anos, ser a “avó rainha” da Oktoberfest é muito importante. “Gosto de festa. Quando danço, canto e me divirto, me esqueço de tudo. Por isso, quero ser a Seniorin”, disse Iracema. Elodi Julita Hennemann, de 65 anos, que gosta de participar de grupos da terceira idade, diz que é uma satisfação muito grande estar entre as candidatas. “Gosto de aprender, conhecer novas pessoas e fazer novas amizades, e estou vivendo tudo isso neste momento”, afirma Elodi. Já Gladis Flesch, de 76 anos, se sente rejuvenescida. Ela decidiu participar em homenagem ao marido, já falecido, o ex-prefeito Selson Flesch, que adquiriu, como chefe do Executivo, a área onde atualmente está o Parque Almiro Grings, palco da Oktober. “É preciso ter muita coragem e vontade para concorrer. Ser a Seniorin seria uma grande honra. Adoraria recepcionar os visitantes da Oktoberfest, principalmente os da terceira idade”, revela Gladis.
O presidente da Amifest lembra que o encontro deste domingo será um momento de integração antes das festividades de outubro. Além de reunir as ex-soberanas da festa e todas as diretorias da entidade, a escolha da Seniorin irá estimular a participação de idosos na 24ª Oktoberfest de Igrejinha. Lux, também ressalta que há um dia especial para esta faixa etária na festa. “A Seniorentag é um dia inteiro com atrações voltadas ao público da terceira idade”, lembra o presidente.
Bübchen e Mädchen Na semana passada encerraram-se as inscrições para o concurso de escolha do Bübchen e Mädchen (menino e menina) da festa. Ao todo, 15 meninas e seis meninos estão concorrendo aos títulos. Entre as meninas, estão: Agatha Tavares Fontanelli, Beatriz Goetz, Camila Sander, Camila Wüst, Eduarda Andolhe Ferreira, Emanuele Lanz Trombetta, Érica Rafaela de Oliveira, Gabriely Langner Ferreira, Júlia Silva Durão, Kauani Liriel Von-Grafen, Lauren Gaiger Breitenbach, Monique Stefani Nubres Leal, Nathália Garcia Ferreira, Paula Marijara da Rosa e Poliana Correia de Lima Linden. Já entre os meninos, constam: Anderson Antonio Forcellini, Cassiano Casarin Lavall, Dieter Eduardo Haubert, Guilherme Müller Schweitzer Klauberg, Pedro Henrique Beck e Samuel Gomes de Moraes.
A 24ª Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 14 a 23 de outubro de 2011, no Parque de Eventos Almiro Grings, no centro de Igrejinha/RS. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Na programação, estão confirmados os shows de Michel Teló, Lulu Santos e NXZero, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.
 
Alice Feller

Elodi Julita Hennemann

Gladis Flesch

Iracema Pereira Braga

Nancy Therezinha Brussius

Crédito das fotos: Juliano Arnold

Caro jornalista, abaixo estão disponíveis os links das imagens para download em alta resolução:
Imagem 1 - Alice Feller
Imagem 2 - Ana Maria Linden
Imagem 3 - Elodi Julita Hennemann
Imagem 4 - Gladis Flesch
Imagem 5 - Iracema Pereira Braga
Imagem 6 - Nancy Therezinha Brussius


Nenhum comentário:

Postar um comentário