terça-feira, 9 de agosto de 2011

Valetec define estrutura de software de apoio à inovação aberta

Associados e Valetec definem estrutura e funcionalidades do novo Portal de Inovação da entidade.



Mais uma etapa do desenvolvimento do novo software de apoio à inovação aberta foi concluída. Associados e diretoria da Valetec (Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale) validaram a estrutura e as funcionalidades do novo programa de pesquisa da entidade. Com foco na criação de novas tecnologias, o Portal de Inovação será uma ferramenta de busca, voltada aos setores de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) das empresas associadas à Valetec. Nos próximos dias, uma reunião será marcada para a realização de testes antes da finalização do projeto. Os encontros estão sendo realizados no Auditório da Valetec, em Campo Bom (RS).

O Diretor Executivo da Valetec, Maurício Andrade, destaca que as reuniões tem foco na troca de informações entre as empresas participantes do projeto. Segundo ele, o projeto se inspira no programa Connect & Develop, da Procter & Gamble, que reúne pesquisadores e a empresa através de um site, promovendo a interação entre diferentes perfis de público para troca de ideias, experiências e conhecimentos que podem ser decisivos na geração de inovações ao mercado. “Os associados poderão tanto buscar informações sobre determinado assunto, usando o site como uma espécie robô de busca segmentada, assim como localizar profissionais e pesquisadores com informações complementares para projetos específicos, podendo realizá-los conjuntamente, reduzindo prazos e dividindo lucros”, ressalta Andrade.


O software estará disponível via Web, funcionando como uma espécie de site de busca tecnológica acessível a todos os associados da Valetec. O projeto segue o conceito da inovação aberta, estimulando a participação de pessoas de diferentes perfis na pesquisa e lançamento de processos e produtos inovadores. “Trata-se de um novo ambiente voltado para a inovação e tecnologia, permitindo informações e cooperação tendo por foco o conhecimento entre organizações, instituições de pesquisa e, até mesmo, competidores. Contribui para a geração de diferenciais que impactam no mercado, com resultados positivos para todos”, avalia o Presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Maria Ferreira. “Dentro deste aspecto, a Valetec e suas unidades podem atuar como parceiras estratégicas junto às empresas”, enfatiza o Presidente.

Os recursos para implantação do sistema são provenientes do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que destinou R$ 1,1 milhão para o Parque Tecnológico do Vale do Sinos, administrado pela Valetec e localizado em Campo Bom (RS). A verba prevê a execução de diversas ações, entre elas a implantação do Laboratório de Simulação de Materiais e do Laboratório de Condutividade Térmica, apoio a empresas associadas para obtenção da certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration), e realização de cursos de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual (industrial), Desenvolvimento e Gestão de Projetos.

Valetec – A entidade promove o desenvolvimento tecnológico da região, incentivando projetos na área de inovação. É mantida pela Universidade Feevale em parceria com as prefeituras de Campo Bom, Estância Velha e Novo Hamburgo, com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Campo Bom, Novo Hamburgo e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3597.5805 ou no site http://www.valetec.org.br/.

Caro jornalista, abaixo está disponível o link da imagem para download em alta resolução:

Nenhum comentário:

Postar um comentário