domingo, 23 de outubro de 2011

Arte em Cena garantiu atrações especiais na Oktoberfest de Igrejinha




Com diversas apresentações durante os nove dias de evento, o projeto cultural ajuda a valorizar a cultura alemã.






O Arte em Cena 2011, projeto cultural que levou as mais diversas atrações à 24ª Oktoberfest de Igrejinha, teve diversas apresentações ao longo dos nove dias de festividades, finalizando as atividades iniciadas em abril de 2011. Financiado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Arte em Cena 2011 registrou neste domingo, último dia da festa, novas atividades que agradaram ao público. “Este projeto reforça e valoriza nossa cultura típica, abrindo espaço para grupos que se dedicam a este objetivo, além de proporcionar contato e conhecimento sobre estas tradições para os visitantes”, diz Luiz Fernando Sohne, o Lux, presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), promotora da festa.

As apresentações do Grupo Folclórico Teewald de Santa Maria do Herval foi uma das atrações desta edição da festa. Miguelina Kaifer conta que o grupo está presente na Oktoberfest quase que anualmente. “Esta é uma forma de divulgar o nosso grupo para um público diferente”, disse. Segundo ela, esta é a primeira vez que o grupo juvenil da Teewald se apresenta para um grande público.

O Grupo Wiedergeburt, de Igrejinha, trouxe apresentação para diversos públicos. Com grupos infantil e juvenil, adulto, máster e 3ª idade, Danir Marsígio e Nina Mânica, dirigentes do grupo, contam que apresentar-se na Oktoberfest de Igrejinha é sempre emocionante.  “É uma alegria muito grande porque fomos muito bem acolhidos pela Amifest e pelo público”, disse Nina.

Outro grupo presente é o Kirchleinburg, de Igrejinha, que se envolve como participante e como apoiador da organização dos eventos culturais. A integrante Pamela Beck, 14 anos, conta que esta é a sua primeira participação na Oktoberfest. “Não dá para descrever, mas é uma sensação maravilhosa. Aqui a gente vê que tem pessoas que admiram o nosso trabalho. Por isso a gente se esforça muito para fazer um bom trabalho”, disse. Já Amabile Lange, 13 anos, do mesmo grupo, revela que participa do grupo e também das apresentações na Oktoberfest há três anos. “A gente se sente acolhido por este público porque todos demonstram que estão gostando. Nós nos apresentamos em diversos lugares, mas na Oktoberfest é diferente porque esta é a nossa festa”, explicou.

Já a espectadora Elisabet Schnorr, moradora de Nova Hartz, gosta muito de assistir às apresentações dos grupos. “Aqui tem muita gente que não conhece as músicas, mas com a explicação que tem no início de cada apresentação é mais fácil de aprender os significados e entender as coreografias. É uma forma de todos aprenderem. A cultura alemã encanta porque é muito alegre”, afirmou.

A 24ª Oktoberfest de Igrejinha se encerra neste domingo, depois de nove dias de muitas atividades. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.


Fotos em alta resolução no site:  www.oktoberfest.org.br/imprensa
Crédito das Fotos: Juliano Arnold

Nenhum comentário:

Postar um comentário