sábado, 22 de outubro de 2011

Música dá o tom da alegria na Oktoberfest de Igrejinha



Penúltimo dia de atividades da 24ª edição da festa contou com show da banda Formigos e grupos musicais tradicionais que permitiram ao público reviver as tradições da Alemanha.





Tradição germânica é o que não falta na 24ª Oktoberfest de Igrejinha. Durante este sábado (22), as bandinhas típicas embalaram a tarde ensolarada no Parque de Eventos Almiro Grings. Logo ao entrar na festa, os visitantes já foram recepcionados pelo som da Banda Típica do Sax, natural de Nova Hartz. Um dos integrantes do grupo, que está junto há doze anos, é Claudionor Haag, 51 anos. Ele e o pai já faziam parte da banda Sax Manchester, que animou a Oktoberfest desde o começo das celebrações. Claudionor, que vem de uma família de músicos, fala do orgulho em participar de mais uma edição da festa. “Para quem faz parte de uma família que participa da Oktober desde a primeira edição é recompensador ter a oportunidade de voltar aqui a cada ano. Ainda mais porque venho com meu pai, que também faz parte da banda, e juntos procuramos levar a tradição germânica aos visitantes”, declara.

Não era preciso caminhar muito para encontrar outra atração musical que permitiu aos visitantes reviverem as tradições germânicas. No pavilhão do Kerb, quem animou o público foi a Banda União dos Velhos Tempos. O grupo, que já existe há mais de 20 anos, fez o pessoal dançar das 14h às 19h. Era só a música começar para os casais de todas as idades se animarem. Um dos integrantes da banda, Ivo Reuter, 58 anos, embala a alegria dos visitantes da festa com sua música desde a primeira edição da Oktober. “Poder participar da festa levando música típica e alegria aos visitantes é uma sensação ímpar. O primeiro motivo para estarmos aqui é porque gostamos do que fazemos”, revela.

Além da forte presença da cultura germânica, a Oktoberfest de Igrejinha também conta com atrações nacionais. Neste sábado foi a vez da banda Formigos subir no palco da lona 1, às 17h30min. Apesar de o grupo ser natural de São Leopoldo (RS), eles já conquistaram o cenário nacional com suas músicas no estilo rockcomédia. Foi ao som de canções que mesclam a melodia do rock com letras divertidas que a banda animou e divertiu o público da Oktober, convidando algumas pessoas da plateia a subir no palco, o que animou ainda mais a apresentação. A partir da simpatia e da naturalidade em fazer rir, características fundamentais dos integrantes, pessoas de todas as idades foram cativadas pelo som do grupo.

A partir das 19h, a banda típica deu espaço ao grupo austríaco Austria Quintett, que animou o público no Pavilhão do Kerb. Através de um repertório variado e dançante, com ritmos tradicionais da região oeste da Áustria e de regiões da Alemanha, os convidados foram prestigiados por um estilo musical que revive as tradições.

Neste domingo se encerra a 24ª Oktoberfest de Igrejinha, com atividades a partir das 11h. Haverá diversas atrações culturais e musicais, final do Concurso de Tomadores de Chopp em Metro, entre outras atividades. Às 20h, ocorrerá o show de Michel Teló e, para finalizar a maior festa comunitária do país, o anúncio do presidente e vice-presidente da 25ª Oktoberfest. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.

Fotos em alta resolução no site:  www.oktoberfest.org.br/imprensa
Crédito das Fotos: Juliano Arnold

Nenhum comentário:

Postar um comentário