sábado, 22 de outubro de 2011

Parada Festiva leva às ruas de Igrejinha a alegria e a tradição da Oktoberfest



O desfile ocorreu na tarde deste sábado (22), levando alegria, tradição e muito chopp para toda a comunidade. Entre os grupos que concorreram pelas camisetas mais criativas e equipes mais animadas, as ganhadoras absolutas foram As Fridas.    




Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (22) no centro de Igrejinha para participar da animadíssima Parada Festiva que, além de celebrar a tradição germânica, escolheu as camisetas mais criativas e os grupos mais animados da festa. As grandes vencedoras foram As Fridas, que conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias. O segundo lugar entre as camisetas mais criativas ficou com o grupo Tulipa’s, já o terceiro com o grupo Os Vigaristas. Na categoria das torcidas mais animadas, quem levou o segundo lugar foi o grupo Cevadas. O terceiro lugar ficou com o grupo Tulipa’s. A Parada Festiva é um dos principais desfiles da Oktober. O evento foi uma grande festa que contou com diversas torcidas nas margens da Rua Independência em direção ao Parque de Eventos Almiro Grings. Além dos vencedores, desfilaram os grupos: CTG Sentinelas da Tradição, Equipiratas, Schinzados e Vips.

A Parada Festiva se iniciou às 16h com o desfile de motocicletas, quadriciclos e veículos antigos. Logo após, houve a passagem da corte da festa, da diretoria da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), presidida por Luiz Fernando Sohne, o Lux, que amanhã (23) passa o título ao seu vice-presidente, Sergio Lampert. Depois, foi a vez dos voluntários, da comissão das Eternas Soberanas e dos grupos das camisetas invadirem, com muita alegria, músicas típicas e dança, as ruas da cidade. Houve também o tradicional Bierwagen, que distribuiu chopp para o público. Ao final, todos foram recepcionados com o irreverente show da banda Formigos, que tocou até às 19h, na Lona 01.

Durante o anúncio dos vencedores, Lux destacou que a Parada Festiva é um evento exclusivo da Oktoberfest de Igrejinha. “O desfile foi criado para prestigiar a todas as pessoas que cultivam as tradições germânicas. Agradeço a participação de todos que ajudam a transformar a Parada Festiva em um dos principais eventos da nossa Oktober”, enfatizou Lux. Todos os ganhadores foram premiados com um certificado e tickets de chopp. Além disso, as grandes vencedoras levaram troféus para casa. 

Entre o público que acompanhou o desfile, a igrejinhense Fabíola Wasen informou que o evento é muito divertido. “Há três anos eu acompanho o desfile. É quase um carnaval, só que em estilo alemão”, disse Fabíola. Já a taquarense Dorizete Strazburger, que participou pela primeira vez da festa, falou que é muito importante demonstrar a tradição. “Precisamos preservar aquilo que é bonito nas tradições e a Parada Festiva mostrou muito dos costumes alemães”, falou Dorizerte.

Para a representante do grupo As Fridas, Anatália dos Santos, a emoção foi muito forte. “É a primeira vez que ganhamos com as nossas camisetas. Estamos muito felizes e agradecidas”, disse Anatália, da equipe que reuniu mais de 200 pessoas. No desfile, os grupos fizeram de tudo para demonstrar a tradição mantida pelos moradores de Igrejinha. Para Natália Bischoff, do grupo Cevadas, é sempre maravilhoso participar do desfile. “Hoje completamos 10 anos. Nosso grupo é formado somente por mulheres e fazemos questão de manter a tradição alemã entre nossos familiares e amigos”, falou Natália. Pela primeira vez na Parada Festiva, Márcio Staudt, de Novo Hamburgo, trouxe toda a família para participar do desfile. “Criamos o grupo Vips para participar do desfile. A festa tem um conceito familiar e beneficente e isso que nos atraiu, pois assim, podemos fazer festa e também o bem para a região”, disse Staudt.  
  
Neste domingo se encerra a 24ª Oktoberfest de Igrejinha, com atividades a partir das 11h. Haverá diversas atrações culturais e musicais, final do Concurso de Tomadores de Chopp em Metro, entre outras atividades. Às 20h, ocorrerá o show de Michel Teló e, para finalizar a maior festa comunitária do país, o anúncio do presidente e vice-presidente da 25ª Oktoberfest. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site http://www.oktoberfest.org.br/.


Fotos em alta resolução no site:  www.oktoberfest.org.br/imprensa
Crédito das Fotos: Juliano Arnold

Nenhum comentário:

Postar um comentário