quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cidade Portinho chega à Porto Alegre nesta quinta-feira (17)

A partir de atividades práticas, os pequenos entenderão o seu papel de cidadão no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista.


 
A conscientização de crianças sobre o trânsito seguro é o foco da Cidade Portinho, projeto da Porto Seguro, que estimula a aprendizagem a partir de brincadeiras, com o objetivo de educar, hoje, o motorista do futuro. A ação chega à capital gaúcha nesta quinta-feira (17) e segue até sábado (19), na Tramonto – Concessionária Fiat (Av. Padre Cacique, 878, em frente ao estádio Beira Rio, em Porto Alegre). Na quinta e na sexta-feira, o evento ocorrerá das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h, enquanto no sábado as atividades encerram-se às 16h.


Durante a atividade, crianças de 5 a 11 anos poderão andar de bicicleta e conhecerão as normas e as leis do trânsito. A partir da simulação, os “motoristas” mirins encontrarão pelas ruas da minicidade algumas situações da realidade: cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Caso cometam alguma infração, as crianças serão “multadas”. Dessa forma, a brincadeira permitirá que os pequenos aprendam como se portar nestas circunstâncias e também saibam como exigir o comportamento adequado de seus pais no trânsito. É um processo de educação e de conscientização que vai dos filhos aos pais.

Além da simulação de trânsito que os pequenos poderão vivenciar, a ação também conta com palestras, oficinas ambientais e um vídeo educativo, intitulado “Uma aventura na cidade maluca”, que aborda a questão das leis e regras de trânsito. As crianças ainda receberão materiais de apoio, como a revista educativa da Cidade Portinho, uma carteirinha de motorista mirim e um talãozinho de multas fictícias para aplicar os ensinamentos e monitorar os pais no trânsito. A entrada é gratuita e as crianças devem estar acompanhadas por um responsável, munido de documento de identificação (CNH ou CPF).

A Cidade Portinho é uma realização da Porto Seguro, com apoio do Centro de Formação de Condutores (CFC) Valderez, da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), do SINDICFC (Sindicato dos Centro de Habilitação de Condutores e Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul) e da Tramonto Fiat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário