quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cidade Portinho em São Leopoldo acontece de 21 a 24 de novembro

A partir de atividades práticas, os pequenos entenderão o seu papel de cidadão no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista.


 
A conscientização de crianças sobre o trânsito seguro é o foco da Cidade Portinho, projeto que estimula a aprendizagem a partir de brincadeiras, com o objetivo de educar, hoje, o motorista do futuro. Encerrando a programação da Semana Nacional de Trânsito em São Leopoldo, a Cidade Portinho ocorrerá de 21 a 24 de novembro, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h, no Ginásio Municipal Celso Morbach, numa promoção do Centro de Formação de Condutores (CFC) Valderez de São Leopoldo e da Prefeitura Municipal. “Neste ano, tivemos atividades por mais tempo, com diversas atrações para chamar a atenção sobre a necessidade de educação para o trânsito. Foram quase dois meses de ações, que se encerram com este importante projeto”, resaalta Diretor Geral do CFC Valderez São Leopoldo, Marcos Vinicius Serafim.


Fotos: As imagens são da Cidade Portinho que ocorreu em Novo Hamburgo durante a Semana Nacional de Trânsito da cidade (de 5 a 8 de outubro).

Durante a atividade, crianças de 5 a 11 anos poderão andar de bicicleta e conhecerão as normas e as leis do trânsito. A partir da simulação, os “motoristas” mirins encontrarão pelas ruas da minicidade algumas situações da realidade: cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comum às ruas e avenidas. Caso cometam alguma infração, as crianças serão “multadas”. Dessa forma, a brincadeira permitirá que os pequenos aprendam como se portar nestas circunstâncias e também saibam como exigir o comportamento adequado de seus pais no trânsito. É um processo de educação e de conscientização que vai dos filhos aos pais.

Além da simulação de trânsito que os pequenos poderão vivenciar, a ação também conta com palestras, oficinas ambientais e um vídeo educativo, intitulado “Uma aventura na cidade maluca”, que aborda a questão das leis e regras de trânsito. As crianças ainda receberão materiais de apoio, como a revista educativa da Cidade Portinho, uma carteirinha de motorista mirim e um talãozinho de multas fictícias para aplicar os ensinamentos e monitorar os pais no trânsito. A entrada é gratuita e as crianças devem estar acompanhadas por um responsável, munido de documento de identificação (CNH ou CPF).

A Semana do Trânsito em São Leopoldo conta com apoio da Sinoscar, Sinosserra Consórcios, Valderez Corretora de Seguros, jornais NH e VS, Fundacion Mapfre e Porto Seguro.

Caro jornalista, basta clicar sobre a imagem para a foto abrir em alta resolução.

Crédito das fotos: Solange Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário