sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Hamburgtec sedia lançamento de edital de Tecnologia e Inovação da Feevale

Ambiente de inovação de Novo Hamburgo/RS terá a missão de articular a relação entre universidade, governo e empresas da região.


A Hamburgtec, unidade do Parque Tecnológico do Vale do Sinos em Novo Hamburgo, sediou nesta quinta-feira o lançamento do II Edital de Tecnologia e Inovação da Universidade Feevale. Com a proposta de interagir na relação universidade-empresa, o edital fomenta a realização de projetos de pesquisa que resultem no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Além disso, estimula a ampliação das atividades de pesquisa e de inovação em empresas ou consórcios empresariais.

Segundo o Presidente do Conselho Superior da Valetec (Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale), mantenedora do Parque Tecnológico do Vale do Sinos, Olivério Maria Ferreira, através deste tipo de incentivo, a cidade está se transformando em um polo de desenvolvimento na região. “A Hamburgtec terá a missão de articular a aproximação entre a universidade, governo e empresas”, declarou Ferreira durante o evento.
O Presidente do Conselho Superior da Valetec (Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale), mantenedora do Parque Tecnológico do Vale do Sinos, Olivério Maria Ferreira.

Já o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo, destacou a importância tanto do edital quanto do ambiente de inovação, caso da Hamburgtec, para a transferência de tecnologias. “É importante não deixar o conhecimento guardado em prateleiras, como há muito tempo acontece no Brasil”, enfatizou Figueiredo.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo.

O Prefeito Tarcísio Zimmermann, que também esteve no lançamento do edital, ressaltou novamente a importância do estimulo à criação de novas tecnologias. “Precisamos fortalecer e fomentar o desenvolvimento de pesquisas, e a Hamburgtec é uma importante ferramenta para auxiliar no direcionamento do conhecimento”, informou Zimmermann.

II EDITAL DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Alunos, empreendedores e pessoas da comunidade que tenham projetos de tecnologia e inovação e interesse em participar do processo de incubação de empresas, junto à Incubadora Tecnológica da Feevale, poderão submeter seus projetos à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). Também poderão participar empresas ou consórcio de empresas que realizem, ou se proponham a realizar, atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o envolvimento de professores da Universidade.Os projetos devem atender, prioritariamente, às seguintes áreas estratégicas do conhecimento: bioanálises; biotecnologia; design; microeletrônica; tecnologias de inclusão; tecnologia de materiais; tecnologia ambiental; tecnologia da informação e da comunicação; e economia criativa. O prazo para execução do projeto será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. Mais informações sobre podem ser obtidas na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, pelo e-mail nitt@feevale.br ou telefone (51) 3586-8800, ramal 9000 ou 8761.

VALETEC – A entidade promove o desenvolvimento tecnológico da região, incentivando projetos na área de inovação. É mantida pela Universidade Feevale em parceria com as prefeituras de Campo Bom, Estância Velha e Novo Hamburgo, com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Campo Bom, Novo Hamburgo e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3597.5805 ou no site www.valetec.org.br.


Caro jornalista, basta clicar sobre a imagem para a foto abrir em alta resolução.
 
Crédito das Fotos: Leonardo Rosa/Universidade Feevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário