terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lixo produzido na Oktoberfest de Igrejinha ganha nova utilidade e beneficia meio ambiente



Ações socioambientais realizadas durante a 24ª Oktoberfest de Igrejinha ajudaram a preservar o meio ambiente e a embelezar o Parque de Eventos Almiro Grings.






A destinação correta dos resíduos produzidos durante a 24ª Oktoberfest de Igrejinha foi uma das prioridades da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) nesta edição da festa. Para isso, houve a coleta seletiva do lixo, que foi separado de acordo com os diferentes tipos de materiais. Ao todo, foram recolhidos 1,5 mil litros de óleo de cozinha, 1,2 mil kg de garrafas PET, 360 kg de latinhas de cerveja e refrigerante e 15m³ de copos plásticos de chopp. As ações socioambientais foram organizadas pela Comissão de Meio Ambiente com intuito de preservar a natureza. O Presidente da entidade, Luiz Fernando Sohne, o Lux, ressalta que a Amifest está se adaptando cada vez mais a esta nova realidade. “Através destas ações, estimulamos a conscientização e a preocupação das pessoas com a natureza de uma forma agradável, em clima de festa”, informa Lux. Ele ainda lembra que durante os eventos esportivos foi realizado o plantio de mudas nativas, além da entrega de sacos de lixo aos participantes a fim minimizar o impacto ambiental.


Espaço sustentável da Oktoberfest de Igrejinha.

Com o lema “Sustentabilidade e responsabilidade social significam compromisso com a vida. Preservar o meio ambiente também é preservar nossa cultura”, a Comissão de Meio Ambiente da festa já está realizando a destinação correta do lixo produzido durante a Oktoberfest, de 14 a 23 de outubro. O óleo foi enviado para a empresa Ecológica, de Guaíba/RS, especializada na coleta e reciclagem de óleo vegetal usado. O restante do lixo arrecadado foi encaminhado para a usina de triagem da cidade.

A entidade também atuou no sentido de conscientizar a população. Maira Cristina Marques, Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da festa, destaca que a criação de espaços com foco em sustentabilidade foram algumas das novidades deste ano. “Revitalizamos o espaço Paranhana Eck (Canto do Rio Paranhana), onde as pessoas puderam aproveitar a festa mesclando cultura e natureza”, revela Maira. A intenção, segundo ela, foi disponibilizar um espaço verde, onde os visitantes pudessem interagir.

Durante a festa, foram distribuídas cerca de mil sacolas retornáveis, evitando, assim, o uso de sacolas plásticas. Também foram disponibilizadas lixeiras ecológicas através de uma parceria com a Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha). As lixeiras foram produzidas pela Suzuki Recicladora com os copos de chopp arrecadados durante a edição de 2010 da festa. Além disso, as camisetas usadas pelos voluntários durante o evento foram confeccionadas com fibra de garrafas PET e todo o material de divulgação foi impresso em papel reciclado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.

Caro jornalista, abaixo está disponível o link da imagem para download em alta resolução:

Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário