segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

EcoSimple é destaque em seminário da Semana Mineira de Redução de Resíduos



Empresa produtora de tecidos sustentáveis destacou a necessidade de conscientização sobre a reciclagem na indústria têxtil.


 
A EcoSimple, de Americana (SP), participou como palestrante do seminário Resíduos na Indústria da Moda, durante a Semana Mineira de Redução de Resíduos, evento que ocorreu no Anfiteatro do Pátio Savassi, no dia 25 de novembro. Na ocasião, a empresa, produtora de tecidos sustentáveis, obtidos através de resíduos do setor têxtil, abordou o tema Sustentabilidade da Indústria Têxtil.

O Diretor Claudio Rocha revela que a empresa, além de investir em práticas sustentáveis, também atua na conscientização das pessoas e tem sido reconhecida por isto. “Já somos uma referência como empresa sustentável no país e, esta, é uma grande conquista para todos nós”, descreve Rocha.

O evento, promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), discutiu soluções para os resíduos gerados na moda. Através de parceria com a entidade, o país passou a integrar a Semana Europeia de Redução de Resíduos. Segundo a FEAM, o Brasil tem um dos cinco maiores parques têxteis do mundo e movimenta mais de 22 bilhões de dólares e nove bilhões de peças por ano. Em 2011, a previsão é de que o mercado da moda movimente cerca de136 bilhões de reais no Brasil.

Além disso, o encontro, que contou com uma extensa programação, abordou questões como inovações tecnológicas no setor a fim de incentivar o desenvolvimento de produtos sustentáveis e o incremento da competitividade entre as empresas. Outro tema discutido foi o potencial brasileiro e a formação de parcerias entre as empresas.

ECOSIMPLE - As linhas EcoSimple possuem diversas opções de cores e padronagens, misturando lisos, listrados e até mesmo xadrezes. Todos são fabricados através de um processo produtivo totalmente sustentável, utilizando sobras de tecidos descartados por confecções e garrafas PET como matéria-prima. “Em razão do processo, cada metro de tecido EcoSimple produzido elimina 480 gramas de resíduo têxtil e oito garrafas pet do meio ambiente. Este é o nosso principal diferencial, oferecendo a garantia ao mercado de tecidos 100% sustentáveis”, reforça o Diretor.

As cores dos tecidos EcoSimple também são obtidas a partir dos próprios resíduos, sem uso de corantes, produtos químicos e água no processo fabril. “As sobras de tecido são coletadas junto a indústrias têxteis e encaminhadas para cooperativas, onde o material é separado por cor”, explica Rocha. “Depois são realizadas as etapas de reciclagem, fiação e tecimento, já com os resíduos de pet”, relata.

Por conta da tecnologia aplicada, a empresa já recebeu importantes premiações como o Prêmio Idea Brasil 2011, GreenBest 2011 e Prêmio Planeta Casa 2010. Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas no site www.ecosimple.com.br ou pelo telefone (19) 3469.4951. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário