terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Escola de Sapateiros de Três Coroas forma 35 alunos na próxima semana

 Capacitação ensina todas as etapas de confecção do calçado na indústria calçadista. A meta é o desenvolvimento de profissionais mais completos, como os antigos sapateiros da região.

Suprir a demanda por profissionais do setor calçadista não é a única finalidade da Escola de Sapateiros de Três Coroas. A meta é o desenvolvimento de profissionais mais completos, que compreendam todos os processos de confecção do calçado, com eram os antigos sapateiros da região. O curso, que conta com uma escola/fábrica, ensina exatamente isso. “Os alunos aprendem desde o corte até o encaixotamento do sapato já pronto”, declara o coordenador do projeto, Juliano Mapelli. Na próxima quarta-feira (11), encerra-se a terceira etapa do projeto com a formatura de mais 35 sapateiros. O evento será às 20h, na sede do sindicato, na Rua Duque de Caxias, 90, em Três Coroas/RS.

A ideia de criar o projeto surgiu um 2008 e foi reforçada através de uma pesquisa aplicada entre empresários e colaboradores das indústrias do município. “Obtivemos 100% de aceitação por conta dos empresários. Já entre os trabalhadores, tivemos um saldo de 95% de aceitação”, esclarece Mapelli sobre o sucesso da iniciativa que já contemplou mais de 40 pessoas. Mapelli também destaca que todos eles já estão empregados ou com vagas garantidas no mercado de trabalho. Para ele, estes profissionais serão capazes, entre outras melhorias, de identificar falhas nas etapas do processo produtivo de que são responsáveis, com isso, poderão ajudar a evitar desperdícios e retrabalhos.

Além do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes Para Calçados de Três Coroas, a iniciativa conta com a participação Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados, Componentes Para Calçados e Vestuário de Três Coroas, Prefeitura Municipal de Três Coroas e FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara.

ESCOLA DE SAPATEIROS – Criada em 2009, a Escola de Sapateiros de Três Coroas busca capacitar a mão-de-obra sapateira a fim de suprir a demanda por profissionais do setor calçadista de Três Coroas/RS. Entre seus principais objetivos, estão: resgatar a essência do profissional sapateiro, ou seja, desenvolver profissionais completos, que compreendam todos os detalhes do processo de confecção do calçado; melhorar a qualidade dos produtos das indústrias calçadistas de Três Coroas e qualificar e valorizar da mão-de-obra. Além disso, pretende disseminar a consciência ambiental, unir as entidades em torno dos mesmos ideais e tornar a Escola um padrão de ensino para as indústrias calçadistas. A metodologia de ensino abrange aulas práticas, que ocorrem em uma escola/fábrica - que compreende todo o processo produtivo de uma indústria calçadista -, e teóricas, com palestras e visitas técnicas nas empresas da região. 

Mais informações no site www.escoladesapateiros.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário