quinta-feira, 8 de março de 2012

Fundação Francisco Xavier Kunst, vinculada a Artecola, agoraintegra RedEAmérica

Aliança de fundações e institutos empresariais de toda a América Latina promove o desenvolvimento de base contra a pobreza, pela inclusão e pela democracia.


A Fundação Francisco Xavier Kunst (FFXK), organismo de promoção social vinculado ao Grupo Artecola, acaba de tornar-se integrante da RedEAmérica - Red Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base. Liderada pelo setor empresarial com o objetivo de promover o desenvolvimento de base contra a pobreza, pela inclusão e pela democracia nas Américas, a RedEAmérica atua com estratégias para todo o continente, numa aliança de fundações e institutos empresariais com 70 membros em 11 países.

Já como associados, os dirigentes da Fundação Francisco Xavier Kunst participaram, na semana passada, do o IV Fórum Internacional da RedEAmérica e da Assembleia Anual da RedEAmérica, em Campinas (SP). O Presidente da Fundação, Evandro Kunst, relata que houve uma série de debates e apresentações abordando as formas de ação em busca dos objetivos da rede. “Uma das discussões foi justamente sobre o papel das empresas, fundações e comunidades na articulação de projetos que produzam os melhores resultados”, exemplifica Kunst, que também é Diretor de Adesivos e Laminados do Grupo Artecola.

Também presente nos eventos, a Gestora de Projetos Sociais da FFXK, Jacqueline Kalakun, lembra que pesquisas apontam a América Latina como a região mais desigual do mundo e menos inovadora na aplicação de tecnologias sociais. “São 172 milhões de pessoas que persistem em condições de pobreza neste continente, conforme dados apresentados no Fórum da RedEAmérica, sendo 16,3 milhões somente no Brasil”, relata. A situação de pobreza extrema envolve habitantes que vivem com renda mensal de até R$ 70,00 reais por mês.

As discussões do IV Fórum da RedEAmérica permitiram avançar na visão compartilhada sobre o desenvolvimento social, assim como na importância do trabalho em rede. Outro destaque foi o tema da sustentabilidade social. “Fazer parte da RedEAmérica demonstra o quanto o Grupo Artecola, através da Fundação Francisco Xavier Kunst, está comprometido com a sustentabilidade social e melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está presente”, ressalta Jacqueline.

FFXK - A Fundação Francisco Xavier Kunst é responsável por direcionar, gerir e qualificar o investimento social do Grupo Artecola. Desenvolve ações socialmente responsáveis, com foco no ambiente interno e ambiente externo, envolvendo as comunidades e os colaboradores, respeitando e valorizando a cultura local. A Visão para 2015 é: Ser reconhecida nas comunidades onde atua por promover o desenvolvimento social sustentável. Em 2011, 14 projetos de diferentes segmentos foram executados pela Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário