sexta-feira, 30 de março de 2012

Portal da Inovação já está disponível para empresas e pesquisadores


Novidade segue conceito de inovação aberta com foco na troca de informações entre empresas.


Empresas interessadas em inovar e dispostas a trabalhar em parceria já têm à disposição o Portal da Inovação, uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias. A novidade foi lançada nesta quinta-feira (29/3), em um café da manhã para empresas e parceiros na sede da Valetec – Parque Tecnológico do Vale do Sinos. ”Entre outras vantagens, o Portal abre espaço para que empresas e pesquisadores com objetivos comuns identifiquem possibilidades de trabalho em conjunto, oportunizando a aproximação com ganhos para todos”, declara o Presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Maria Ferreira. “É um ambiente que permitirá a cooperação na área de inovação”, enfatiza. 

Crédito: Leonardo Rosa / Unviersidade Feevale
O Portal da Inovação apresenta uma série de serviços, incluindo informação sobre pesquisas e projetos já existentes ou em andamento (que podem interessar a empresas focadas no mesmo alvo, porém em estágios anteriores do processo), dados sobre assuntos de interesse de pesquisadores e empresas (divulgando a informação para que novas parcerias para realização do projeto possam ser realizadas), vitrine de negócios, fórum de discussão, calendário de eventos, entre outros itens.

Outro importante serviço é a disponibilização de editais de financiamento com destaque para as áreas de atuação das empresas cadastradas, facilitando o entendimento e a inscrição de novos projetos. Assim, a Valetec pretende ampliar a interação e o acesso à informação entre os associados. O Portal da Inovação ajudará na busca por novas tecnologias, profissionais e pesquisadores, entre outras informações, funcionando como uma espécie de site de busca que estimulará o desenvolvimento de pesquisas e o lançamento de processos e produtos inovadores. O Portal da Inovação pode ser acessado no endereço www.valetec.org.br/portalinovacao/site/login/.

Com base nos objetivos do Portal, que também estimula a aproximação entre empresas e pesquisadores/conhecimento científico, a Valetec convidou o empresário Carlos Wolk, Diretor da Pináculo, para falar sobre sua experiência nesse sentido. “Nossa empresa tem 15 anos, mas somente em 2011 passamos a contar com os benefícios desta parceria, em razão da nossa falta de conhecimento. Pensávamos que os prazos do ambiente acadêmico eram incompatíveis para as necessidades de uma empresa, mas iniciamos esta parceria em 2011 e já estamos no quarto projeto em desenvolvimento, com ganhos importantes para a Pináculo e para todos os envolvidos.”

O Portal da Inovação é um dos projetos desenvolvidos pela Valetec com recursos do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que destinou R$ 1,1 milhão para o Parque Tecnológico do Vale do Sinos no ano passado. 

VALETEC – A entidade promove o desenvolvimento tecnológico da região, incentivando projetos na área de inovação. É mantida pela Universidade Feevale em parceria com as prefeituras de Campo Bom, Estância Velha e Novo Hamburgo, com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Campo Bom, Novo Hamburgo e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3597.5805 ou no site www.valetec.org.br.

Caro jornalista, abaixo está disponível o link da imagem para download em alta resolução:
Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário