segunda-feira, 16 de abril de 2012

SICC deve crescer 20% em 2012

Previsão positiva é da promotora e das entidades parceiras do evento. Pela primeira vez, a feira contará com lotação total, cerca de 30 mil m² repletos de estandes com as novidades em calçados e acessórios da primavera-verão 2012/13.


A expectativa em torno da próxima edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado é a mais positiva possível. Representantes do setor e a própria promotora da feira já destacam que está será a maior edição do evento. O Diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, revela a previsão de um crescimento de 20% ante a edição anterior. “Este é um momento muito positivo para as indústrias nacionais. As empresas estão conscientes da nova realidade do mercado e desenvolvendo produtos com maior valor agregado, com destaque ao design e ao conforto, e o SICC está na frente, dando a largada das novas coleções”, descreve Pletsch. O XXI SICC ocorre de 28 a 30 de maio, no Serra Park, em Gramado/RS.

 O Diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC, Frederico Pletsch.
Crédito: Divulgação
As entidades parceiras também corroboram da visão de Pletsch e destacam o grande aumento vislumbrado em relação a representatividade da feira em todo o país. Para o Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), Renato Klein, o bom momento da economia nacional é um dos motivos para garantir o ótimo desempenho em vendas durante o SICC. Segundo Klein, a feira é de extrema importância para os fabricantes. “Um número significativo de empresas expositoras são de Igrejinha. Como é a primeira grande feira da estação quente, ela deverá preencher também as capacidades dos fabricantes para os meses de julho e agosto, garantindo um segundo semestre muito bom para o setor”, antevê Klein.

Além disso, Klein esclarece que a data do evento é a mais apropriada para o lançamento das novidades da próxima estação. “Assim, lojistas e importadores podem se organizar com maior antecedência. Tem tudo para ser a melhor edição do SICC de todos os tempos”, comemora Klein.

O Presidente do Sindigrejinha, Renato Klein.
Crédito: Divulgação

O Presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, Rogério Darci Müller, também está otimista e acredita que a edição deste ano irá bater os seus recordes tanto em relação a espaços comercializados como em número de lojistas e compradores internacionais. Müller enfatiza que a feira é responsável pelo preenchimento de um hiato de mais ou menos 60 dias entre a troca das coleções das temporadas frias e quentes.

De acordo com ele, a comercialização realizada durante a feira irá proporcionar uma produção de aproximadamente 60 dias às indústrias calçadistas. “Isso deixará os industriais mais tranquilos, pois o setor produtivo mantem o seu ritmo de trabalho neste período”, declara Müller.

SICC – O Salão Internacional do Couro e do Calçado é um evento focado em moda, de formato inovador e com um esquema inédito de parcerias junto a entidades setoriais. Esta união faz do SICC uma feira moderna, que agiliza a produção de calçados e de acessórios para o segundo semestre do ano, temporada mais importante para a indústria e para o varejo. O SICC é um referencial do setor coureiro-calçadista brasileiro. Os lançamentos em calçados, novas tecnologias em materiais e processos produtivos, rodadas de negócios e discussões setoriais fazem parte da rotina do salão.

ENTIDADES PARCEIRAS – Entre os parceiros do SICC estão o Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo (SIC-NH), Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga (SICS) e o Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) também apoiam o evento.

PRODUÇÃO NACIONAL DE CALÇADOS - Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – ABICALÇADOS – a produção anual de calçados está em torno de 890 milhões de calçados. Deste montante 15% é destinado ao mercado externo.  O volume de cerca de 756 milhões de pares é consumido pelo mercado interno, dividido basicamente em duas estações: inverno e verão. A temporada fria consome cerca de 30% deste total e a temporada primavera/verão é responsável por 70% desta produção com um volume de 530 milhões de pares. É justamente a comercialização desta temporada que se inicia no Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC.

Mais informações pelo site www.sicc.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário