sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sindigrejinha é destaque em prêmio e tem novas ações em prol da sustentabilidade


Sindigrejinha em reunião com os diretores das escolas municipais de Igrejinha

O Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha) foi um dos destaques da segunda edição do Prêmio Direções, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados. O Sindigrejinha recebeu o troféu Destaque Direções Sindicato, oferecido ao sindicato de empresas com atuação mais destacada no ano. “É importante para nós recebermos mais este reconhecimento. Vamos continuar realizando o nosso trabalho a frente do Sindigrejinha com muita dedicação para que o setor calçadista de Igrejinha seja cada vez mais competitivo e sustentável”, destacou o presidente do Sindigrejinha, Renato Klein.

CENTRAL DE RESÍDUOS - Exemplos de ações realizadas já seguiram acontecendo neste mês. Na semana passada (16/4), ocorreu uma reunião com os representantes responsáveis pelos resíduos das indústrias associadas ao Sindicato. O objetivo foi apresentar o andamento dos trabalhos da central de resíduos, que faz a adequada destinação das sobras do setor calçadista da cidade. Participaram do encontro 23 profissionais, que conheceram mais sobre o novo sistema de controle e pesagem dos resíduos, cada etapa do processo, bem como o balanço do primeiro mês de implantação do novo sistema. Além disso, a reunião proporcionou uma abordagem dos métodos de disposição final de resíduos, ressaltando o cumprimento da legislação vigente.

INTEGRAÇÃO COM ESCOLAS - O Programa Caminho Sustentável – A Opção Consciente também teve um encontro com a Secretaria Municipal de Educação de Igrejinha para apresentar suas ações, propondo aos diretores das escolas municipais uma integração da rede municipal de ensino com o Sindicato. “Nossa ideia é repassar para as crianças os conceitos de sustentabilidade, e queremos também divulgar a atual realidade tecnológica das indústrias calçadistas locais, para que estes futuros profissionais percebam o quão importante é este setor para a região e como nossas fábricas evoluíram”, destaca o coordenador do Programa Caminho Sustentável, Luís Coelho.

Durante a reunião, o Caminho Sustentável propôs a construção conjunta de um concurso que possa envolver a rede escolar de Igrejinha, motivando os alunos a conhecer o Programa, além das principais empresas da cidade. Até o final de abril, a proposta deve ser definida, para então o Sindigrejinha apresentar oficialmente o concurso para a comunidade.

PROGRAMA – O Programa Caminho Sustentável é uma filosofia de ação, de gestão e de desenvolvimento sustentável do setor coureiro-calçadista de Igrejinha. A iniciativa envolve a troca de informações, treinamentos, qualificação em meio ambiente e tecnologia. Também são realizados projetos sociais de inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e comunidade. São associadas ao Programa Caminho Sustentável as 75 empresas filiadas ao Sindigrejinha. Mais informações no site www.caminhosustentavel.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário