terça-feira, 14 de outubro de 2014

Artecola Química inaugura a mais moderna fábrica de laminados da América Latina


Com investimentos de US$ 4 milhões, a Artecola Química inaugurará no México a mais moderna planta produtiva de laminados da América Latina. Considerada a nona empresa mais internacionalizada do Brasil, a indústria amplia sua atuação com a nova fábrica na província de Guanajuato, com solenidade de inauguração marcada para esta quarta-feira, 15 de outubro. Autoridades, clientes, fornecedores e representantes do governo mexicano estão entre os convidados que serão recebidos para marcar o início das atividades.

A nova fábrica produzirá contrafortes e couraças para calçados, e painéis de revestimento para o mercado automotivo. Toda a produção será feita no processo por extrusão, a maior parte utilizando o conceito Ecofibra, linha produzida a partir da mistura de polímeros com fibras naturais. “Nessa nova unidade teremos máquinas que utilizam uma tecnologia avançada, fazendo dessa a planta mais moderna da América Latina”, destaca a Diretora Executiva da Artecola Química, Lisiane Kunst Bohnen. Esta será a segunda unidade da empresa no país, e irá gerar 21 empregos diretos – a outra planta fica na Cidade do México e produz adesivos para diferentes mercados.

Fabricando Ecofibra, a planta mexicana contribuirá com a sustentabilidade das cadeias produtivas envolvidas. O material melhora o impacto ambiental, eliminando o descarte de resíduos e reaproveitando 100% das aparas em sua própria formulação. “Antes todo esse resíduo tornava-se passivo ambiental, e o descarte acabava sendo bastante problemático. Usando essa tecnologia, contribuímos com o meio ambiente e eliminamos o complexo processo de descarte de resíduos”, completa a Diretora.

Voltada a produzir componentes para dois importantes setores, automotivo e calçadista, a nova planta da Artecola Química será a primeira a produzir laminados por extrusão no México. Atualmente as empresas locais produzem apenas impregnados, e o restante do material é importado. “Com isso a região ganha em competitividade e também passa a ter um fornecedor local desse material”, explica Lisiane.

EMPRESAS ARTECOLA – A Artecola Química, com seus negócios em adesivos e laminados, integra as Empresas Artecola, em atividade desde maio de 1948 e que contam com outras duas operações: MVC Soluções em Plásticos, na área de plásticos de engenharia; e Arteflex, com EPIs (equipamentos de proteção individual), especialmente calçados de segurança de alta tecnologia. A companhia está presente com plantas em seis países – Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e uma joint venture na China. Artecola Química atua em diferentes setores, como: moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.empresasartecola.com.br ou www.artecolaquimica.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário