quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Energia fotovoltaica popular é um dos projetos do Rio de Janeiro na Mostratec

Pesquisas de jovens cientistas do estado participam da 31ª Mostratec, em Novo Hamburgo (RS), considerado o maior evento de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas de ensino fundamental, médio e técnico.



Jovens pesquisadores de diferentes cidades cariocas estão presentes na 31ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que teve início nesta terça-feira (25/10), em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac. O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, conta com representantes de 21 países e de todos os estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De todo o estado do Rio de Janeiro, participam seis projetos.

ENERGIA DE BAIXO CUSTO – Elaborado por estudantes da FAETEC Helber Vignoli Muniz, de Saquarema (RJ), o projeto Árvores fotovoltaicas com designer inspirado em Angiospermas prevalentes em cada bioma brasileiro é um dos projetos na feira. Orientadas pelos professores Aline Santos Martins e Amilcar Brum Barbosa, as estudantes Vitória Plácida Sabino de Luna e Clara Torres Cardoso desenvolveram um sistema para alimentação de residências, por meio de geração de energia elétrica autônoma, de baixo custo, sustentável, eficiente, de fácil construção. “Nosso foco foram famílias de baixa renda, sem acesso à energia elétrica”, destaca Clara.

As estudantes criaram protótipos de árvores com base na natureza, repetindo a posição dos galhos de acordo com as árvores verdadeiras para aproveitar o máximo da incidência solar nas placas fotovoltaicas. “Pesquisamos a natureza a as fontes de energia solar para produzir iluminação em uma residência popular com um investimento de cerca de R$ 4 mil”, diz Vitória. Elas lembram que há recursos públicos para levar energia a locais de difícil acesso, e que o sistema pesquisado pode facilitar a chegada da energia a pontos onde a rede elétrica não alcança.

NANOTECNOLOGIA - Na capital carioca foi desenvolvido o projeto Nanotecnologia para desenvolvimento de formulações com hidrocarbonetos bioativos. Os estudantes Fabricio Felippe dos Santos e Daniel Barbosa de Castro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, tiveram a orientação do professores Eduardo Ricci Junior e Vivian de Almeida da Silva.

ENSINO DA MATEMÁTICA - Potencialize-se: Um Jogo Virtual de Matemática é o trabalho dos estudantes Lidiana Souza dos Anjos, Julia Costa de Souza e Daniel Neves Vailan, Escola Técnica Estadual Santa Cruz. Orientados pela professora Luciane de Paiva Moura Coutinho, eles desenvolveram um jogo virtual dividido em sete etapas que conta uma história totalmente baseada em situações cotidianas e envolvem conteúdos matemáticos trabalhados no Ensino Fundamental eleitos pelos próprios alunos como pré-requisitos fundamentais para o Ensino Médio.

A MOSTRA - A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.
A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 25 e 27 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 28 (sexta-feira). A entrada é franca. Mais informações em www.mostratec.com.br.


ESCOLAS E PROJETOS DO RIO DE JANEIRO


CACHOEIRAS DE MACACU

Colégio Estadual Sol Nascente
Projeto: Perfil de Saúde Corporal em um Colégio Público de Cachoeiras de Macacu - RJ
Alunos: Sara Coelho de Góes, Rodrigo do Nascimento Galdino e Marcella Victoria Lima Vieira
Orientador: Patrick de Oliveira


NITERÓI

Escola Técnica Estadual Henrique Lage
Projeto: Temporizador Voltado Para o Uso em Sistemas Hidropônicos
Alunos: Rômulo dos Santos Ferreira e Fernando de Araújo Siles
Orientador: Altair Martins dos Santos


RIO DE JANEIRO

Colégio Pedro II – Campus Realengo II
Projeto: Ubuntus: A Produção Colaborativa de um Filme em uma Escola de Ensino Básico
Alunos: Raniery Costa Mendes, Larissa Duarte Merheb Brandão e Gabriel Colares Schuindt Ribeiro
Orientador: Yan Navarro da Fonseca Paixão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Projeto: Nanotecnologia Para Desenvolvimento de Formulações com Hidrocarbonetos Bioativos
Alunos: Fabrício Felippe dos Santos e Daniel Barbosa de Castro
Orientadores: Vivian de Almeida da Silva e Eduardo Ricci Junior

Escola Técnica Estadual Santa Cruz
Projeto: Potencialize-se: Um Jogo Virtual de Matemática
Alunos: Lidiana Souza dos Anjos, Julia Costa de Souza e Daniel Neves Vailan
Orientadora: Luciane de Paiva Moura Coutinho


SAQUAREMA
FAETEC Helber Vignoli Muniz (FAETEC Bacaxá)
Projeto: Árvores Fotovoltáicas Com Designer Inspirado em Angiospermas Prevalentes em Cada Bioma Brasileiro
Alunas: Vitoria Plácida Sabino de Luna e Clara Torres Cardoso
Orientadores: Aline Santos Martins e Amilcar Brum Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário