terça-feira, 7 de março de 2017

Aulas de Teatro do Espaço da Arte reiniciam amanhã em Farroupilha, nos bairros Primeiro de Maio, Monte Pasqual e Cinquentenário


Amanhã, dia 7 de  março, reiniciam as aulas gratuitas de teatro  do Espaço da Arte em Farroupilha, nos bairros Monte Pasqual, Primeiro de Maio e Cinquentenário. Há 11 anos a organização atua na cidade, sempre em parceria com o Rotary Club Farroupilha, Comdica e Tramontina. Nesse tempo, 923 crianças e adolescentes participaram das oficinas de teatro, cujo foco é utilizar a arte como instrumento de educação e desenvolvimento humano.

 “Uma geração de crianças e adolescentes cresceu fazendo arte conosco e ver muitos deles hoje já formados, com suas profissões, nos enche de orgulho. Tenho a certeza de que plantamos uma semente muito positiva aqui em Farroupilha e esperamos que nesses próximos anos possamos fazer a diferença para mais milhares de crianças e jovens que virão. Gratidão a todos que nos ajudaram a construir esta linda história”, enaltece Fernando Tepasse, diretor executivo do Espaço da Arte e professor na cidade há seis anos.  Ele tem o apoio da monitora Caroline Costa.

Horários das aulas

As aulas serão nas terças-feiras, com 1h30min de duração por grupo. Para participar, o estudante precisa apenas estar dentro das faixas etárias de um dos grupos. No bairro Cinquentenário as aulas acontecem na Escola Municipal Cinquentenário, em dois horários: às 9h45 com alunos de 3º ao 6º ano e 13h, para estudantes de 7º ao 9º ano.  

No bairro Primeiro de maio, as atividades são no CTG Aldeia Farroupilha, às 17h, com jovens de 6º ano até Ensino Médio. O Salão Comunitário Ilza Molina, no bairro Monte Pasqual, também terá um grupo, às 15h, destinado a quem estuda do 6º ao 9º ano. O grupo Três-G, composto por jovens convidados e que desenvolve um trabalho mais focado na atuação, vai se reunir das 19h15 às 21h30, na Escola Municipal João Grendene.

Segundo Fernando, o objetivo do Espaço da Arte neste ano em Farroupilha é estar mais envolvido com a comunidade: “Queremos que nossa arte extrapole os muros das escolas e possa contagiar toda a cidade”. Para ele, é extremamente importante que a comunidade entenda a importância do teatro. “Nossa meta não é formar atores profissionais, mas pessoas mais comprometidas, que saibam trabalhar em grupo, respeitar as diferenças e que tenham confiança nas suas potencialidades”, explica Tepasse. Ele convida: “Se você busca fazer novos e verdadeiros amigos, aumentar sua autoestima e aprimorar sua capacidade de comunicação e expressão, além de viver momentos únicos e inimagináveis, esse é o seu lugar!”.

Além das aulas, o Espaço da Arte ainda oferece aos seus alunos a oportunidade de participar de Retiro de Líderes, Retiro de Integração, Festivais e assistir a apresentações teatrais. Este ano ainda será mais especial, pois haverá o 12º Encontro da Arte, evento de celebração à amizade e à arte que vai reunir os alunos do Espaço da Arte de todas as cidades, dia 26 de agosto, no Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo.

ESPAÇO DA ARTE - O Espaço da Arte, associação sem fins lucrativos que transformou cultura em instrumento de educação, socialização e bem-estar, inicia 2017 comemorando ter ultrapassado a marca de 10 mil alunos de teatro e dança em 13 anos de história. Pioneiros no Rio Grande do Sul em oferecer oficinas de teatro e dança descentralizadas, o Espaço da Arte já chegou a 38 cidades desde 2004, e neste ano já tem atividades confirmadas em 12 municípios.

O propósito do trabalho da organização é utilizar a arte como forma de transformar a vida das pessoas. Nesse eixo se integram todas as ações desenvolvidas pela entidade. “É uma visão global daquilo que a arte pode oferecer nos mais variados níveis de educação e desenvolvimento humano. É utilizar a arte para promover reflexões, mudanças de paradigmas, conscientização. É isso que as entidades com as quais temos parcerias procuram no Espaço da Arte, e é isso que diferencia a nossa metodologia”, destaca Fernando Tepasse, diretor executivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário